TouAREG

1

O The Touristic Augmented Reality Environments Guide (TouAREG) é um projecto de investigação financiado pelo Programa Eurostars, que resulta de uma pareceria com a empresa alemã de investigação LatitudeN.

A sua proposta ficou classificada no top 5 de projectos com melhor qualidade a nível Europeu, entre mais de 100 submissões internacionais. O projecto TouAREG visa desenvolver um aplicativo de Realidade Aumentada Móvel de orientação em espaços interiores e exteriores, com base em smartphones com GPS, câmera e acelerômetro. Tem como objectivo integrar informação disponível em tempo real, fornecendo mapas, conteúdos multimédia e explicações AR de forma a enriquecer o percurso turístico.

Topo

AIRTICI

O Advanced Interactive Robotic Tools for the Inspection of Critical Infrastructures (AIRTICI) tem como objectivo o desenvolvimento de ferramentas robóticas e técnicas avançadas para a inspecção de infra-estruturas críticas (ICs) com a finalidade de dotar a indústria nacional de meios avançados de diagnóstico. O custo envolvido na construção e manutenção de ICs tais como pontes, barragens, linhas de transporte de energia e chaminés industriais, e as consequências materiais e imateriais das suas falhas justificam a existência de um programa de acompanhamento e diagnóstico do estado de risco da estrutura que permita decidir quando realizar as obras necessárias de manutenção preventiva ou de reparação.

No âmbito deste projecto será desenvolvido um Helicóptero Autónomo para a inspecção de ICs e as suas capacidades serão demonstradas em três cenários de operação realistas. O projecto reúne uma equipa multidisciplinar com competências num vasto espectro de áreas chave que vão desde a inspecção de pontes, viadutos e barragens, utilizando técnicas clássicas, inspecção aérea de linhas de transmissão de energia utilizando imagem vídeo e laser instalados em helicópteros tripulados, inspecção de chaminés industriais utilizando câmaras infravermelho, visão por computador, robótica, sistemas avançados de navegação, condução e controlo e aquisição e processamento dos dados de sensores.


1

Topo

Análise Comportamental de Moscas em Vídeo

Com a crescente necessidade de extrair o máximo volume de dados de experiências biológicas, várias ferramentas de processamento automático foram implementadas para universidades e centros de investigação, entre os quais o Instituto Gulbenkian de Ciência e a Columbia University of New York.


De seguida apresentam-se alguns exemplos das soluções desenvolvidas:

1

Análise Morfológica

Estimação automática dos ângulos da articulação fêmoro-tibial e coxo-femoral. O software permite também estimar o comprimento de cada um destes segmentos anatómicos.

1

Tracking do Percurso

Reconstrução do percurso realizado pela mosca ao longo de um determinado intervalo de tempo, permitindo ao utilizador consultar a sua localização e velocidade instantânea a cada instante.

1

Análise Comportamental

Estudo comportamental de moscas ao nível do acasalamento. São extraídos os seguintes dados: distância entre indivíduos, a sua velocidade, o seu género (macho ou fêmea), identificação de padrões de ritual de acasalamento e tempo de cópula.

Topo

MDSC (MAHLE)

1

click na foto

MDSC é um sistema de visão por computador, que detecta de forma automática a posição correcta de peças na linha de produção da MAHLE.

O sistema MDSC permite o controlo exaustivo (100%) das peças da linha de produção, usando um algoritmo robusto de segmentação e classificação.

Topo

DPLUS 2 (Procalçado)

1

click no video

O DPLUS 2.0 permite digitalizar moldes de solas. Na indústria do calçado, os moldes de alumínio usados no fabrico de solas têm erros provocados pela contracção do alumínio.

O DPLUS 2.0 permite obter o modelo 3D exacto do molde de forma a projectar as tampas dos respectivos moldes. Estas tampas têm que encaixar milimetricamente nos moldes para se poder fazer as solas. A Reverse propôs uma solução de digitalização + software de modelação. No vídeo pode ver como se modela as tampas a partir do modelo digitalizado.

Topo

DPLUS FOOT

1

click no video

Tipicamente o calçado ortopédico é feito à medida recorrendo a gesso. É um processo lento, incómodo e exige armazenamento de gessos.

O DPLUS FOOT adquire o modelo tridimensional do pé do paciente. O sistema captura a informação de diferentes pontos de vista obtendo assim um modelo computacional completo e rigoroso dos pés. O DPLUS é um sistema de digitalização por luz estruturada, usando algoritmos de visão por computador para proceder à reconstrução 3D.

DPLUS INSOLE (SuperEgo)

1

click no video

Uma palmilha à medida melhora resultados na correcção de problemas ortopédicos e confere mais conforto em actividades profissionais e desportivas.

Contudo, uma palmilha à medida é um processo moroso e dispendioso. O DPLUS INSOLE digitaliza a planta do pé ou indirectamente a espuma fenólica depois de impressa, como se pode ver no vídeo.

A partir do modelo do pé, o podologista pode projectar o modelo da palmilha a aplicar, sendo maquinada numa CNC de forma automática. A SuperEgo usa o DPLUS INSOLE para produzir as palmilhas dos seus clientes.

Topo

DPLUS 2 (Gulliver)

1

click na foto

Digitalizar pequenos modelos reais para projectar modelos em grande escala é o desafio da Guliver.

O DPLUS 2.0 é um scanner da Reverse que permite digitalizar objectos reais de pequena dimensão, realizados por artistas. Em computador, os modelos podem ser manipulados e escalados, para que sejam maquinados em CNC's.

Topo

DPLUS MIRROR (SAK)

1

click no video

As caneleiras à medida protegem melhor os jogadores de futebol. O processo recorre a gesso, sendo lento, intrusivo, com problemas de transporte e armazenamento.

O DPLUS MIRROR desenvolvido pela Reverse permite a digitalização 360º da perna do jogador, sem qualquer contacto, sem gesso e em menos de 1 minuto. O sistema é portável e recorre a um sistema catadióptrico de lentes e espelhos para obter as diferentes perspectivas da perna, sem mover máquina ou perna. A SAK adoptou o sistema no seu processo de fabrico - ver vídeo.

Topo